LOGÍSTICA REVERSA
DE LUBRIFICANTES
  

Entrega do relatório anual para Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do PR.

FONTE: Jogue Limpo, em 24/05/2019

O Instituto Jogue Limpo, representado pelo diretor-executivo, Ezio Camilo Antunes, apresentou no dia 24/05/2019, o relatório anual de desempenho do sistema de logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas à equipe da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná.

No Estado, são três centrais de recebimento de embalagens, em Fazenda Rio Grande, Paiçandu e Cascavel. Nas centrais de recebimento as embalagens são drenadas, prensadas ou trituradas, para serem acondicionadas e encaminhadas às recicladoras credenciadas. O Instituto representa suas 39 associadas que são compostas pelos fabricantes e importadores de óleo lubrificante que respondem por 91% desse mercado no país.

"O sistema de logística reversa do Instituto Jogue Limpo atua em 100% das cidades paranaenses e respeita e valoriza todos os municípios. Toda embalagem recolhida é registrada no site em tempo real e os técnicos do Estado e de cada município têm acesso aos registros", diz o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos da secretaria, Laerty Dudas. "Gostaríamos que os outros setores responsáveis pela coleta de produtos inservíveis tivessem essa mesma consciência", afirmou.

O sistema investiu R$ 3,3 milhões no Estado em 2018 e fez 3 mil recebimentos no ano. O caminhão recebe em média 21 quilos de embalagens plásticas em cada visita.

O próximo passo para melhorar o recebimento e destinação das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas é a ampliação dos pontos de entrega voluntária - PEVs e a renovação do termo de compromisso com o Governo do Paraná.

O sistema de logística reversa do Jogue Limpo já atende todo o Estado. A ideia é ampliar o sistema utilizando os PEVs para atender outros segmentos, como oficinas mecânicas e empresas de sistemas automotivos, e assim, aumentar o recebimento. Cada embalagem recebida é transformada em matéria-prima para novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção. Cria-se, assim, um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo."

-http://www.rtvcanal38.com.br/wp/2019/05/24/logistica-reversa-de-oleo-lubrificante-atende-todos-municipios/

-https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/logistica-reversa-de-oleo-atende-todos-municipios

-http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=102286&tit=Logistica-reversa-de-oleo-atende-todos-municipios

 
  Todos os direitos reservados • Jogue Limpo © 2014..2019