LOGÍSTICA REVERSA
DE LUBRIFICANTES
  

Pontos de Entraga Voluntária - Menos dispersão

FONTE: Diário do Posto, em 23/04/2017

Baseado na filosofia dos 5R´s - Repensar, Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Recusar, o Jogue Limpo, que recicla normalmente 95% do que recebe em suas centrais, introduziu os PEV (Ponto de Entrega Voluntária), distribuídos em bairros da cidade de Maceió, em pontos estratégicos para facilitar a devolução pelos geradores de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas.

São quatro pontos, com o objetivo de diminuir a dispersão deste material, o manuseio incorreto. Este foi o início, e está previsto para 2017 mais 20 novos PEVs distribuídos em outros estados do Brasil. Desde o começo da iniciativa, em outubro de 2016, já foram recolhidas mais de 21 mil embalagens só em Maceió.

Os pontos de entrega voluntária são adequados para receber as embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, armazenadas temporariamente em contentores ambientalmente preparados e depois recolhidas periodicamente pelos caminhões do Jogue Limpo.

Todas as embalagens recebidas são levadas à central do sistema para processamento, e o plástico segue para recicladoras, onde é utilizado na fabricação de novos produtos plásticos como conduítes, caixas de luz, produtos de limpeza e outras embalagens de lubrificantes. Para que o projeto dos PEVs seja eficaz, é necessário um engajamento maior do varejo e do

consumidor. A entrega dos frascos plásticos de lubrificantes aos pontos de recolhimento trará benefícios, tais como a redução das embalagens usadas descartadas em locais inadequados e o destino correto das mesmas.

Esta iniciativa é uma ação conjunta da SEMARH de Alagoas, do Instituto do Meio Ambiente - IMA, da Associação de Supermercados e Atacadistas, da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió- SLUM e do Jogue Limpo.

 
      Todos os direitos reservados • Jogue Limpo © 2014..2017